Voltar
-
10/03/2014

Denúncia na ONU

Conectas e parceiros apresentam 'Caso Pedrinhas' nas Nações Unidas.



Conectas, Sociedade Maranhense de Direitos Humanos e Justiça Global fizeram hoje, às 9h45 (hora de Brasília) no Conselho de Direitos Humanos da ONU, em Genebra, um pronunciamento oral sobre as mortes e outros abusos contra os direitos humanos cometidos no presídio de Pedrinhas, no Maranhão.

Além das decaptações e mais de 60 mortes ocorridas no local desde o início do ano passado, Conectas falou também das mazelas do sistema prisional brasileiro como um todo, chamado atenção para a incapacidade dos entes públicos em fazer frente às violações.

A advogada da Conectas, Vivian Calderoni, relatou as mortes e decaptações, dizendo que a situação continua crítica no local. “A resposta dada pelo governo foi militarizar o presídio”, disse. Vivian relatou a existência de um vídeo que mostra a Polícia Militar disparando balas de borracha contra as costas de presos nus, contra a parede. A advogada da Conectas disse ainda que as cenas de horror não são exclusividade de Pedrinhas. Ela relatou os problemas de falta de alimentação adequada e água nas prisões brasileiras, além da superlotação e dos problemas de acesso a emprego, saúde e educação. Vivian concluiu pedindo que a ONU envie ao Brasil seu relator para tortura.

Veja o vídeo da reunião:

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas