Voltar
-
01/11/2011

Conectas recebe defensores de direitos humanos de 30 países da África, América Latina e Ásia

Reunidos no XI Colóquio Internacional de Direitos Humanos participantes discutirão eficácia e desafios da ONU e mecanismos regionais de direitos humanos

Participantes do X Colóquio Internacional de Direitos Humanos (Foto: Leandro Viana/Conectas) Participantes do X Colóquio Internacional de Direitos Humanos (Foto: Leandro Viana/Conectas)

O XI Colóquio Internacional de Direitos Humanos, organizado pela Conectas, acontece entre os dias 5 e 12 de novembro, em São Paulo/Brasil. Para esta edição, foram selecionados 50 ativistas de direitos humanos de 30 países da África, América Latina, Ásia e Leste Europeu. O evento conta ainda com palestrantes e observadores de todo o mundo.
 
O tema desta edição é “Implementação das Decisões e Recomendações Regionais e Internacionais de Direitos Humanos”. Para tratar do impacto local das Nações Unidas e dos sistemas regionais de direitos humanos, serão abordados temas diversos, como os direitos das pessoas com deficiência, sistema prisional brasileiro e violações cometidas por empresas.
 
Segundo o coordenador de Pesquisa e Formação da Conectas, Thiago Amparo, “em uma época de grandes questionamentos sobre a eficácia da ONU e sistemas regionais de direitos humanos, pretendemos analisar o impacto real desses órgãos na proteção dos direitos humanos no âmbito local e impulsionar um debate crítico na sociedade civil sobre a relevância e obstáculos enfrentados nesses sistemas”. As atividades incluem palestras, grupos de trabalho e um fórum aberto para discussão organizado pelos próprios participantes.
 
Dentre os palestrantes estão Paulo Sérgio Pinheiro, que preside a Comissão de Inquérito da ONU para investigação de abusos na Síria, e Mario Coriolano, do Subcomitê para Prevenção à Tortura da ONU. James Goldston, da Open Society Justice Initiative, e a Relatora Especial da ONU para Pobreza Extrema e Direitos Humanos, Magdalena Sepúlveda, participam por meio de vídeo. Os participantes também terão a oportunidade de saber mais sobre o processo de transição à democracia no Brasil durante a visita ao Memorial de Resistência de São Paulo, que será precedida de um debate sobre o papel da futura comissão da verdade no Brasil e seus pares no resto do mundo. (Veja a programação).
 
Assim como nas edições anteriores, espera-se que a dinâmica do Colóquio produza um diálogo horizontal entre os palestrantes e participantes, além de criar um espaço para que possam trocar experiências e conhecimento. O Colóquio busca contribuir para a formação de novas redes de colaboração entre os ativistas de direitos humanos do Sul Global e fortalecer aquelas já existentes.
 
Neste ano, o Colóquio será também traduzido simultaneamente para o francês! Até 2010, as línguas oficiais do encontro eram português, inglês e espanhol. A inclusão da língua francesa possibilitou que ativistas de países francófonos também participassem do evento. Pela primeira vez, teremos a presença de pessoas da Argélia, Burkina Faso, Camarões e Marrocos.
 
O encontro conta com o apoio da Open Society Foundations, Fundação Ford, John D. & Catherine T. MacArthur Foundation, Sigrid Rausing Trust, The Channel Foundation e Embaixadas da Austrália, França, Irlanda e Suíça no Brasil, e a parceria com a Escola de Direito de São Paulo – Fundação Getúlio Vargas.
 
Siga-nos em nossas redes: Twitter e Facebook.
 
—-
XI Colóquio Internacional de Direitos Humanos
5 a 12 de novembro de 2011
Escola de Direito de São Paulo – Fundação Getúlio Vargas
Rua Rocha, 233 – Bela Vista, São Paulo, SP (Brasil)

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas