Voltar
-
22/06/2023

Conectas denuncia à ONU desmonte de serviços públicos paulistas que tratam de pessoas que usam drogas

Manifestação também cita caso de homem negro que foi amarrado por policiais militares paulistas apresentado na 53ª sessão do Conselho de Direitos Humanos

Foto: Divulgação/ONU Foto: Divulgação/ONU

Nesta quinta-feira (22), a Conectas alertou a comunidade internacional sobre a criminalização de pessoas que usam álcool e outras drogas de forma excessiva e o desmonte dos serviços públicos voltados para esta população no Estado de São Paulo. O discurso foi apresentado na 53ª sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU.

De acordo com a organização, as iniciativas que visam o atendimento humanizado para essa população vem sofrendo cada vez mais ofensivas: desmonte de equipamentos públicos de acolhimento e tentativas de criminalização da prática de redução de danos. 

“Após a extinção de um dos principais centros de referência e acolhimento de São Paulo, mais de 460 internações compulsórias em Comunidades Terapêuticas foram facilitadas pelo uso de câmeras na cena de uso aberto conhecida como Cracolândia”, disse o representante da Conectas na ONU.

Caso de homem amarrado pela PM 

Durante o discurso, a Conectas também reportou à ONU sobre o caso do homem amarrado por policiais militares neste mês em São Paulo. “O uso das forças de segurança também vem sendo feito de formas cada vez mais violentas. Neste mês, a Polícia Militar do Estado de São Paulo, ao realizar a prisão de uma pessoa acusada de furto e que tinha feito uso de substâncias químicas, utilizou cordas para contê-la, uma prática de tortura”, disse a manifestação. 

Assista ao vídeo completo do discurso:

 

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas