Voltar
-
11/01/2023

Comunidade internacional rechaça ato golpista em Brasília; veja manifestações

Chefes de Estados e organismos internacionais classificam ato como “atento à democracia” e prestam solidariedade ao povo brasileiro

Palácio do Planalto após a destruição de vândalos (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom) Palácio do Planalto após a destruição de vândalos (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom)

A invasão ao Palácio do Planalto, ao Supremo Tribunal Federal e ao Congresso Nacional no domingo (8) gerou uma série de manifestações internacionais em defesa da democracia brasileira. Já durante a tentativa de ruptura democrática em Brasília (DF), dezenas de chefes de Estado, congressistas e representantes de instituições regionais e globais condenaram os ataques às sedes dos Três Poderes do país. 

Para Camila Asano, diretora-executiva da Conectas, “essas reações demonstram que a comunidade internacional reconhece a segurança do sistema eleitoral no Brasil e rechaça tentativas de negar seu resultado e, portanto, fica preocupada com as tentativas de ruptura da democracia no país”. 

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, condenou o “assalto às instituições democráticas” do Brasil. “A vontade do povo brasileiro e as instituições democráticas devem ser respeitadas. Tenho plena confiança que assim será. O Brasil é um grande país democrático”, disse em sua conta pelo Twitter. 

Leia mais: 

Em nota, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos, da OEA (Organização dos Estados Americanos) repudiou os ataques às instituições e à violência em Brasília. Para a comissão, o ocorrido representa um atentado contra a democracia. “O direito de reunião deve ser pacífico, sem armas e com estrito apego ao estado de direito. Todos os responsáveis devem ser investigados e sancionados”, completa. 

Manifestações de todo o mundo

Líderes da América Latina também demonstraram apoio aos poderes instituídos no Brasil. Chefes de Estado de países como Argentina, Bolívia, Chile, México e Colômbia ofereceram solidariedade ao povo brasileiro. Da mesma forma, lideranças da França, Espanha, Alemanha e de outros estados europeus utilizaram canais oficiais para condenar os ataques golpistas na capital brasileira. Organismos e atores ligados ao governo dos Estados Unidos também condenaram a invasão. Além disso, o presidente Joe Biden ligou para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para prestar solidariedade e demonstrar seu apoio ao governo brasileiro. 

O governo chinês também se manifestou. “A China acompanha de perto e se opõe firmemente ao ataque violento contra as autoridades federais no Brasil em 8 de janeiro”, disse Wang Wenbin,  porta-voz daquele país. 

Veja algumas manifestações: 

Alberto Fernández, presidente da Argentina: “A democracia é o único sistema político que garante as liberdades e nos obriga a respeitar o veredicto do povo.”

Ariel Henry, primeiro-ministro do Haiti: “O governo haitiano condena os ataques contra as instituições democráticas do Brasil e renova seu apoio ao Presidente Lula, recentemente eleito pelo povo brasileiro.”

Antony Blinken, secretário de Estados dos EUA: Condenamos hoje os ataques à Presidência, ao Congresso e ao Supremo Tribunal Federal do Brasil. Usar a violência para atacar as instituições democráticas é sempre inaceitável.

Bundeskanzler Olaf Scholz, chanceler da Alemanha: “Imagens terríveis chegam do Brasil. Os ataques violentos contra as instituições democráticas são um atentado à democracia que não pode ser tolerado. Estamos profundamente solidários com o Presidente Lula e o povo brasileiro.”

Embaixada da Suíça no Brasil: “A Embaixada da Suíça no Brasil acompanha com grande preocupação as ações violentas na Praça dos Três Poderes, em Brasília.  Reiteramos nosso apoio às instituições brasileiras e à democracia.”

Embaixada do Reino Unido no Brasil:Condenamos as violentas cenas de ataque às instituições hoje em Brasília. Reafirmamos nossa confiança na força da democracia do Brasil e no bom funcionamento de seu processo democrático.”

Emmanuel Macron, presidente da França: A vontade do povo brasileiro e das instituições democráticas deve ser respeitada! O Presidente Lula pode contar com o apoio infalível da França.”

Gabriel Boric, presidente do Chile: Ataque impressionante aos três ramos do estado brasileiro por partidários pró-Bolsonaro. O governo brasileiro tem nosso total apoio diante deste ataque covarde e vil contra a democracia.

Gustavo Preto, presidente da Colômbia: O fascismo quebra e viola a arte. Morte à inteligência, eles gritaram na Espanha, agora o fazem na América Latina que vota pelo progressismo.”

Pedro Sánchez, primeiro-ministro da Espanha: “Meu total apoio ao Presidente Lula e as instituições livre e democraticamente eleitas do povo brasileiro. Condenamos veementemente o ataque ao Congresso brasileiro e apelamos para um retorno imediato à normalidade democrática.”

Miguel Díaz-Canel Bermúdez, presidente de Cuba: “Condenamos veementemente os atos violentos e antidemocráticos que estão ocorrendo no Brasil, com o objetivo de criar o caos e desrespeitar a vontade popular expressa na eleição do Presidente Lula, e expressamos nosso total apoio e solidariedade a Lula e seu governo.”

João Lourenço, presidente da CPLP:Consideramos estas manifestações lamentáveis e reveladoras de um elevado grau de intolerância não compatível com as regras do jogo democrático.” 

Ministério das Relações Exteriores do Uruguai:O Uruguai condena os episódios de violência contra as instituições no Brasil e apela para o respeito ao Estado de direito, à democracia e a seu governo.”

Ministério das Relações Exteriores do Peru: “O Governo do Peru condena firmemente o assalto às sedes do Congresso, da Presidência e da Suprema Corte em Brasília, e qualquer tentativa de desconsiderar a legitimidade das eleições de outubro de 2022. Nossa solidariedade com o Presidente Lula e a democracia brasileira.”

Narendra Modi, primeiro-ministro da Índia:Profundamente preocupado com as notícias de tumultos e vandalismo contra as instituições do Estado em Brasília. As tradições democráticas devem ser respeitadas por todos. Damos nosso total apoio às autoridades brasileiras.”

ONU Brasil: O Sistema ONU acompanha com preocupação os eventos de hoje em Brasília. A ONU condena qualquer ataque dessa natureza e pede às autoridades que defendam a democracia e o Estado de direito.”

Wopke Hoekstra, ministro das Relações Exteriores dos Países Baixos: Imagens chocantes de Brasília. O Presidente Lula Da Silva e seu governo têm meu total apoio. As instituições democráticas brasileiras precisam ser plenamente respeitadas e todos os responsáveis pelos ataques devem ser responsabilizados.”

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas