Voltar
-
18/01/2019

Governo Bolsonaro anuncia manutenção de acolhida de refugiados venezuelano

Comitiva de ministros está em Roraima para avaliar situaçao dos migrantes



A comitiva de ministros do governo Bolsonaro se reuniu com o governador de Roraima Antonio Denarium e militares do Programa Acolhida.

 

Nesta quinta-feira, 17, uma comitiva formada por cinco ministros de Bolsonaro esteve em Boa Vista (RR) para verificar a situação dos refugiados venezuelanos. Os ministros da Educação, Saúde, Cidadania, Controladoria Geral da União e da Defesa e representantes de demais ministérios visitaram abrigos e deram uma coletiva de imprensa. Amanhã seguem para Pacaraima, cidade que faz fronteira com Venezuela. 

Para Camila Asano, coordenadora de programas da Conectas, ao anunciarem a continuidade da Operação Acolhida e suas ações humanitárias em resposta ao fluxo de venezuelanos, os Ministros assumem um compromisso em nome do governo Bolsonaro. Qualquer desvio futuro deste compromisso será firmemente cobrado pela sociedade civil.  

Hoje o presidente Bolsonaro publicou artigo no jornal Folha de Boa Vista indicando três eixos em sua estratégia para a questão. São o acolhimento em cidades roraimenses, fortalecimento das capacidades de registro e imunização na fronteira, e a interiorização são fundamentais e devem ser fortalecidos.

“O compromisso foi assumido, mas a forma como será implementado precisa ser detalhada e desenhada com a mesma lógica humanitária que temos visto. Por exemplo, é sabido que a emissão de documentos e certidões está comprometida na Venezuela por causa da crise. Aumentar as exigências documentais na fronteira evidentemente não é uma ação de cunho humanitário. A interiorização deve sim ser reforçada, mas preservando seu caráter voluntário e informado. E novos locais de abrigamento devem levar em conta a integração local, já que uma localização afastada comprometeria a capacidade das pessoas de buscarem formas autônomas de reconstruir suas vidas. Possíveis novas medidas do governo precisam ser amplamente discutidas com as entidades que já vem atuando no terreno e acumulam experiência e expertise na questão. Isso inclui Ministério Público, Defensoria Pública, agências da ONU e ONGs”, disse Asano.

Na coletiva, foi afirmado que há mais de 80 mil pedidos de refúgio de venezuelanos no acumulado até hoje. Não houve uma resposta objetiva, porém, à falta de decisão do Conare (Comitê Nacional para Refugiados) aos pedido de refúgio de venezuelanos que aguardam há meses esse deferimento.

“A diplomacia de Bolsonaro é contundente em condenar o autoritarismo do regime de Maduro e em afirmar que venezuelanos fogem de uma crise humanitária. Não haveria, portanto, justificativa para o governo Bolsonaro não reconhecer essas pessoas como refugiadas”, completa Asano.

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas