Voltar
-
23/09/2021

Ativistas realizam “Greve pelo Clima” na sexta-feira (24); veja locais de manifestações

Atos presenciais, que ocorrem em pelo menos 12 estados brasileiros, pedem ações efetivas contra crise climática

"Greve Pelo Clima" terá manifestações presenciais em pelo menos 12 estados do Brasil. Imagem: Divulgação

Na sexta-feira (24), ativistas realizam em pelo menos 12 estados brasileiros manifestações em defesa de ações efetivas contra a crise climática. As mobilizações ocorrem em diferentes países de forma simultânea, tendo como principal organizador dos protestos o movimento global Fridays For Future, que cobra atitudes de empresas, governos e parlamentos. Veja neste link a lista dos atos presenciais confirmados para ocorrer no Brasil.

“Estamos agora na maior emergência que a humanidade já presenciou, no entanto, muitas pessoas ainda não têm consciência da gravidade da crise climática e a forma como isso afeta nossa sociedade das mais variadas formas”, diz o chamado para a mobilização, divulgado pelo Fridays for Future no Brasil.

Leia mais:

Ainda de acordo com o texto, a mobilização será marcada por uma narrativa de que “outras crises socioeconômicas, como o racismo, o sexismo, o capacitismo e a desigualdade de classes, amplificam a crise climática.”

Para Júlia Neiva, coordenadora do programa de Defesa dos Direitos Socioambientais da Conectas, “esse movimento mostra para líderes mundiais que a juventude está atenta e preocupada com o futuro climático do planeta”. Ainda segundo ela, no Brasil, de forma especial, os atos ocorrem em um contexto marcado por tentativas de avançar no Congresso leis contra direitos indígenas e flexibilização do licenciamento ambiental, medidas que só agravariam a crise climática.

Composto majoritariamente por jovens ativistas, o movimento Fridays for Future teve início em 2018 pela ativista sueca Greta Thunberg. Este ano o Brasil participa pela terceira vez da greve mundial. 

 

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas