Voltar
-
03/05/2017

Ataques aos indígenas

Entidades alertam especialistas da ONU sobre ameaças contra povos tradicionais

Entidades alertam especialistas da ONU sobre ameaças contra povos tradicionais Entidades alertam especialistas da ONU sobre ameaças contra povos tradicionais

O Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos e a relatora especial sobre o direito dos povos indígenas, Victoria Tauli-Corpuz, foram alertados por organizações brasileiras sobre ameaças de retrocessos na proteção dos povos indígenas no país. De acordo com trinta organizações indígenas, indigenistas, socioambientais e de direitos humanos, entre elas a Conectas e a Apib (Associação dos Povos Indígenas do Brasil), pelo menos 13 iniciativas encampadas pelo governo federal violam compromissos assumidos pelo Brasil junto ao Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas.

A denúncia aconteceu no dia 31/3, exatamente um ano após a visita de Tauli-Corpuz ao Brasil. Entre as medidas listadas pelas entidades está a PEC 215, que transfere ao Congresso a responsabilidade pela demarcação de terras indígenas. Elas também destacaram as tentativas de criminalização de lideranças, o desmonte de instituições governamentais como a Funai (Fundação Nacional do Índio) e a Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde) e a ausência de diálogo, participação e consulta com as comunidades.

As organizações encerraram a carta solicitando a continuidade do monitoramento da situação no Brasil pela relatoria. Também fizeram um apelo para que se considere a pertinência de um alerta urgente e se questione o Estado sobre as razões para tantos retrocessos: “pedimos sua atenção e manifestação junto ao Estado, de modo a evitar um novo ciclo de extermínio dos povos indígenas e suas culturas no Brasil”.

A carta pode ser acessada neste link e a tradução para o português pode ser conferida aqui.

 

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas