Voltar
-
21/08/2018

Entidades repudiam ataques contra venezuelanos em Roraima

Em carta, as organizações enfatizaram a importância da acolhida e rechaçaram discursos xenofóbicos

Venezuelans await a place in refugee shelters in Boa Vista. Venezuelans await a place in refugee shelters in Boa Vista.

No último sábado, 18, refugiados venezuelanos que estavam abrigados em acampamentos provisórios em Pacaraima (RR), foram surpreendidos com uma onda de ataques violentos perpetrados pela população local. O ato teria sido em resposta a um assalto ocorrido no dia anterior, sobre o qual há suspeitas da participação de venezuelanos. Hoje, mais de 40 organizações divulgaram uma nota conjunta de repúdio.

As agressões resultaram em uma fuga em massa de refugiados que, devido à sua condição de vulnerabilidade, colocaram-se em risco ao cruzar a fronteira de volta para a Venezuela, na tentativa de escapar dos ataques. As organizações responsabilizam o governo local por propagar discursos de cunho xenofóbico que inflamam a população, ressentida pela precarização de serviços públicos por conta da falta de gestão frente à alta demanda provocada pelo fluxo migratório.

“Autoridades de diferentes níveis da Federação e dos três Poderes que disseminam a discriminação e pleiteiam medidas populistas e inconstitucionais como o fechamento de fronteira ou cota de entrada de migrantes vêm agindo de forma irresponsável. Episódios deploráveis como o deste final de semana encontram inspiração em discursos e medidas xenofóbicas por parte do poder público”, manifestam as entidades na carta.

As signatárias ainda defendem que a solução para a questão migratória em Roraima passa pela implementação de “medidas de integração local em Roraima por meio de reforço dos serviços públicos e da interiorização devem ser priorizadas pelo Governo Federal”.

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas